Posted on Leave a comment

Mova seu Scrum para o Meio de Campo (Seis Traços Essenciais do Jogo)

In my paper “Moving Your Scrum Downfield” I have described the six essential traits of the game of Scrum. They are the traits that underly the rules of the game and make Scrum work.

Vinicius Dos Santos has kindly translated my paper to Portuguese, as “Mova seu Scrum para o Meio de Campo (Seis Traços Essenciais do Jogo)”.

This feels like a great addition to the translation of my book “Scrum – A Pocket Guide” to Portuguese as “Scrum – Um Guia de Bolso (Um companheiro de viagem inteligente).”

Following describes (in Portuguese) how the six essential traits of the game are indicative of Scrum coming to life (“Como os seis traços essenciais do jogo são indicativas de que o Scrum está a ganhar vida”):

  1. Scrum é simples, mas suficiente. Os jogadores desdobram o potencial do Scrum usando as regras simples que se aplicam e exploram como as táticas, interações, comportamentos e os seis traços essenciais fazem o Scrum funcionar.
  2. O DNA do Scrum. Os jogadores formam uma unidade auto-organizada em torno do desafio de criar colectivamente incrementos de trabalho observáveis e factuais, enquanto empregam empirismo para gerir todo o trabalho e progresso.
  3. Os Jogadores Demonstram Responsabilidade. Os jogadores contribuem para os valiosos resultados do sistema através de uma colaboração energética e da partilha e desafio de regras, acordos, habilidades, práticas, idéias e pontos de vista.
  4. Transparência para fluxos de valor. Os jogadores usam artefatos Scrum para manter a transparência sobre todo o trabalho feito e a ser feito, gerenciar um fluxo de valor e preservar a capacidade de capitalizar oportunidades imprevistas.
  5. Fechando os Ciclos. Os jogadores fecham regularmente e repetidamente os muitos ciclos de encravamento dentro de um Sprint até ao encerramento total no final de um Sprint e preservam a capacidade de se adaptar sem obstáculos ao nível macro.
  6. Os Valores Scrum. Os Valores Scrum de Compromisso, Foco, Abertura, Respeito e Coragem assumem destaque nos comportamentos, relacionamentos, ações e decisões dos atores e seu ecossistema.

Leave a Reply